terça-feira, 27 de novembro de 2012

PROJETO LER E ESCREVER - O Menino do Pijama Listrado


    O projeto foi desenvolvido pelas disciplinas de Língua Portuguesa e História, com os alunos do 3º Anos A, B e C.
    As atividades realizadas foram as seguintes: Leitura dos capítulos da obra "O menino do pijama listrado", atividades de sensibilização, vídeos de duas sobreviventes do holocausto, filme "O menino do pijama listrado",  leitura de textos sobre " A intolerância" e produção textual no gênero dissertativo argumentativo com o tema " As várias faces da intolerância no mundo moderno".


A intolerância humana – O mito de Procusto





Ano passado os noticiários repetiam amiúde um fato assustador de intolerância que chocou muitos brasileiros, uma gangue de garotos de classe média atacou gratuitamente três homossexuais em plena Avenida paulista, aquela cena de homofobia faz lembrar o mito de Procusto.     
Procusto era um ladrão que vivia de roubar quem passasse pela estrada que ligava Mégara a Atenas, só poderia cruzar seu caminho quem passasse por um terrível julgamento, o bandido possuía uma cama de ferro de seu tamanho exato, nenhum centímetro a mais ou a menos, onde ele fazia sua vítima deitar-se, se a pessoa fosse maior que a cama amputava-lhe as pernas, se fosse menor era esticada até atingir o tamanho desejado. Esse horror só teve fim quando o herói Teseu fez a ele o mesmo que ele sempre fazia às suas vítimas, colocou-o na cama, mas um pouco para o lado, sobrando assim  a cabeça e os pés que foram amputados pelo herói.
   O mito de Procusto é uma alegoria da intolerância. Apesar de diversidade ser uma característica humana, o ser humano tem agido como Procusto, em grande parte acreditando estar sendo justo. Num dos episódios desse mito, Atena, a deusa da sabedoria, incomodada pelos gritos das vítimas resolveu tomar uma providência e foi ter com o bandido, mas ficou sem palavras quando este argumentou que estava fazendo justiça porque sua cama nada mais fazia do que acabar com as diferenças entre as pessoas. O silêncio de Atena foi interpretado como aprovação e só fez reforçar a crueldade do bandido.
    Quando Teseu procurou por Procusto, o ladrão pensando que seria uma visita amigável, tentou convencer o herói da legitimidade de suas ações. No entanto, Teseu responde que injusto é tentar igualar as pessoas que são diferentes por natureza, por isso cada uma tem o direito de ser como é.
     Homofobia e todo tipo de preconceito são males sociais gravíssimos, sintomas agudos de intolerância.
     A intolerância traz angústia, infelicidade e solidão.
    Deixar o ser, ser o que é, sem resistência, pode ser o início de uma vida mais harmônica e feliz. E ser feliz é o que todos almejam, independente de estilo de vida, etnia, crença religiosa, n° de manequim, nacionalidade, orientação sexual ou classe social.

Jane Maria de Almeida Barbosa




Imagens de sensibilização























Fonte:http://www.arqshoah.com.br/  ;  viagem.uol.com.br/album/polonia_marcha_album.jhtm

A Intolerância

     No mundo contemporâneo, cada vez mais a temática da “intolerância” tem assumido notoriedade.          
   Frequentemente somos abordados por notícias envolvendo alguma prática de intolerância, manifestada sob formas inclusive violentas. Agressões contra minorias sexuais, étnicas ou religiosas, por exemplo, não são raras e nos levam a questionar que rumos a humanidade tem tomado, quando se fala tanto sobre a necessidade de um maior respeito às diferenças individuais e sociais.
   Leia, atentamente, os textos a seguir. Trata-se de matérias jornalísticas que retratam bem como a intolerância tem se tornado um agravante no nosso cotidiano.

TEXTO I:
POLÍCIA INVESTIGA AÇÃO DE SKINHEADS CONTRA GAYS NO RIO DE JANEIRO (Ítalo Nogueira)

    Cartazes em defesa do “orgulho hétero” e cartilhas contra o projeto que criminaliza a homofobia foram espalhados pela periferia do Rio por grupos de skinheads.
    Para a polícia do Rio, essas gangues são responsáveis por uma série de ataques a homossexuais da zona sul do Rio, em Nova Iguaçu, São Gonçalo e Niterói.
    A polícia diz não saber quantos gays foram vítimas dos skinheads, que se organizam pela web. Mas apura se Alexandre Ivo, 14, torturado e morto há duas semanas em São Gonçalo, foi vítima de ataque homofóbico.
    Ele e amigos participavam de uma festa quando começou uma discussão com outro grupo.  Após a briga, com agressões verbais e físicas, os amigos de Alexandre foram à delegacia registrar queixa e voltaram para a festa.
   Por volta de 1h30, o menino foi embora sozinho. Não foi mais visto. No dia seguinte, seu corpo foi achado em um terreno baldio. Havia sido asfixiado e tinha lesões no crânio, possivelmente causadas por pedradas e agressões com barras de ferro.
   A polícia chegou aos suspeitos pelo Disque-Denúncia e apura se o crime foi motivado por homofobia ou pela briga. Para a mãe de Ivo, Angélica Vidal Ivo, 40, ele “sofreu a agressão por conviver com homossexuais”.
   Os três envolvidos, Allan Siqueira de Freitas, 22, André Luiz Maçole, 23, Eric DeBruim, 22, presos preventivamente, negam o crime e ligação com skinheads.A Secretaria Estadual de Direitos Humanos do Rio acompanha as investigações e ONGs organizaram passeata contra o crime. Amigos de Ivo dizem, porém, que foram ameaçados. “Uma pessoa me ligou e disse que ia me matar se eu viesse”, disse um rapaz.
   A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática diz fazer rondas sistemáticas para tirar do ar sites que defendam a homofobia.
   “Conseguimos tirar quando há defesa clara a agressões ou assassinatos, por ser incitação ao crime. Mas uma lei contra a homofobia, como existe contra o racismo, facilitaria nossa ação”, diz a delegada Helen Sardenberg.



TEXTO II:
MISSÃO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE CASOS DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA EM ESCOLAS DO RIO DE JANEIRO

    Relatoria do Direito Humano à Educação deu início ontem (4/5) à missão de investigação sobre casos de intolerância religiosa em escolas do Rio de Janeiro. Centro de Integração da Cultura Afro-Brasileira
    A viagem integra a missão nacional “Educação e Racismo no Brasil”, a ser realizada em 2010 em vários estados. Além da problemática da intolerância religiosa contra estudantes, famílias e profissionais de educação vinculados ao candomblé, à umbanda e a outras religiões de matriz africana, a missão nacional 2010 abordará outros casos de racismo no cotidiano das unidades educacionais (das creches a universidades) e a situação da educação em áreas remanescentes de quilombos.
   A missão sobre intolerância religiosa no Rio de Janeiro ocorre até amanhã (6/5) e ouvirá lideranças religiosas, estudantes e familiares, pesquisadores (as) e autoridades do Ministério Público e da Segurança Pública. Ontem, a equipe da Relatoria foi recebida em audiência pela Secretária Estadual de Educação, Teresa Porto, e por sua equipe e visitou terreiros de candomblé na região metropolitana. A missão conta com o apoio da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Rio de Janeiro.
   "Submetida a um pacto de silêncio, a discriminação e violência históricas contra pessoas adeptas de religiões de matriz africana sofre de profunda invisibilidade no debate educacional. As denúncias apontam que ela vem aumentando em decorrência do crescimento de determinados grupos neopentecostais nas periferias das cidades e de seu poder midiático; da ambiguidade das políticas educacionais com relação à defesa explícita da laicidade do Estado e do insuficiente investimento na implementação da lei 10.639/2003 que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira em toda a educação básica", afirma Denise Carreira, Relatora Nacional de Educação.
    Entre as denúncias que chegaram à Relatoria de diversas regiões do país encontram-se casos de violência física (socos e até apedrejamento) contra estudantes; demissão ou afastamento de profissionais de educação adeptos de religiões de matriz africana ou que abordaram conteúdos dessas religiões em classe; proibição de uso de livros e do ensino da capoeira em espaço escolar; desigualdade no acesso a dependências escolares por parte de lideranças religiosas, em prejuízo das vinculadas à matriz africana; omissão diante da discriminação ou abuso de atribuições por parte de professores e diretores etc. Essas situações, muitas vezes, levam estudantes à repetência, evasão ou solicitação de transferência para outras unidades educacionais, comprometem a autoestima e contribuem para o baixo desempenho escolar.
    As informações da missão ao Rio de Janeiro e de outros estados farão parte do relatório nacional, que será apresentado pela Relatoria ao Congresso Nacional, ao Conselho Nacional de Educação, ao Ministério Público Federal, às autoridades educacionais, aos organismos das Nações Unidas e às instâncias internacionais de direitos humanos.

(Publicado em 5 de maio de 2010. Disponível em:http://portalciafro.org.br/index.php?option=comcontent&task=view&id=432&Itemid=39)


 
 

 

Sobreviventes do holocausto






Cena 37 do filme: A lista de Schindler



A verdadeira história do Halloween


Thriller - Michael Jackson



Letra da música :

Thriller - Michael Jackson 

It's close to midnight
something evil's lurkin' in the dark
Under the moonlight
You see a sight that almost stops your heart
You try to scream
But terror takes the sound before you make it
You start to freeze
As horror looks you right between the eyes
You're paralyzed

'Cause this is thriller
Thriller night
And no one's gonna save you
From the beast about to strike
You know it's thriller
Thriller night
You're fighting for your life
Inside a killer
Thriller tonight, yeah

You hear the door slam
And realize there's nowhere left to run
You feel the cold hand
And wonder if you'll ever see the sun
You close your eyes
And hope that this is just imagination
Girl, but all the while
You hear a creature creepin' up behind
You're outta time

'Cause this is thriller
Thriller night
There ain't no second chance
Against the thing with the forty eyes, girl
(Thriller)
(Thriller night)
You're fighting for your life
Inside a killer
Thriller tonight

Night creatures call
And the dead start to walk in their masquerade
There's no escaping the jaws of the alien this time
(They're open wide)
This is the end of your life

They're out to get you
There's demons closing in on every side
They will possess you
Unless you change that number on your dial
Now is the time
For you and I to cuddle close together, yeah
All through the night
I'll save you from the terror on the screen
I'll make you see

That this is thriller
Thriller night
'Cause I can thrill you more
Than any ghost would ever dare try
(Thriller)
(Thriller night)
So let me hold you tight
And share a
(killer, diller, chiller)
(Thriller here tonight)

'Cause this is thriller
Thriller night
Girl, I can thrill you more
Than any ghost would ever dare try
(Thriller)
(Thriller night)
So let me hold you tight
And share a
(killer, thriller)

I'm gonna thrill you tonight

[Rap]
Darkness falls across the land
The midnight hour is close at hand
Creatures crawl in search of blood
To terrorize y'all's neighborhood
And whosoever shall be found
Without the soul for getting down
Must stand and face the hounds of hell
And rot inside a corpse's shell

I'm gonna thrill you tonight
(Thriller, thriller)
I'm gonna thrill you tonight
(Thriller night, thriller))
I'm gonna thrill you tonight
Ooh, babe, I'm gonna thrill you tonight
Thriller night, babe

[Rap]
The foulest stench is in the air
The funk of forty thousand years
And grizzly ghouls from every tomb
Are closing in to seal your doom
And though you fight to stay alive
Your body starts to shiver
for no mere mortal can resist
the evil of the thriller

Link: http://www.vagalume.com.br/michael-jackson/thriller.html#ixzz2DRUnkC00

This Is Halloween





This Is Halloween (cover)


Boys and girls of every age
Wouldn't you like to see something strange?

Come with us and you will see
This, our town of halloween

This is halloween, this is halloween
Pumpkins scream in the dead of night

This is halloween, everybody make a scene
Trick or treat till the neighbors gonna die of fright
It's our town, everybody screm
In this town of halloween

I am the one hiding under your bed
Teeth ground sharp and eyes glowing red

I am the one hiding under yours stairs
Fingers like snakes and spiders in my hair

This is halloween, this is halloween

Halloween! halloween! halloween! halloween!
In this town we call home
Everyone hail to the pumpkin song

In this town, don't we love it now?
Everybody's waiting for the next surprise

Round that corner, man hiding in the trash cam
Something's waiting no to pounce, and how you'll...

Scream! this is halloween
Red 'n' black, slimy green

Aren't you scared?

Well, that's just fine
Say it once, say it twice
Take a chance and roll the dice
Ride with the moon in the dead of night

Everybody scream, everbody scream

In our town of halloween!

I am the clown with the tear-away face
Here in a flash and gone without a trace

I am the "who" when you call, "who's there?"
I am the wind blowing through your hair

I am the shadow on the moon at night
Filling your dreams to the brim with fright

This is halloween, this is halloween
Halloween! halloween! halloween! halloween!
Halloween! halloween!

Tender dumplings everywhere
Life's no fun without a good scare

That's our job, but we're not mean
In our town of halloween

In this town

Don't we love it now?

Everyone's waiting for the next surprise

Skeleton jack might catch you in the back
And scream like a banshee
Make you jump out of your skin
This is halloween, everyone scream
Wont' ya please make way for a very special guy

Our man jack is king of the pumpkin patch
Everyone hail to the pumpkin king

This is halloween, this is halloween
Halloween! halloween! halloween! halloween!

In this town we call home
Everyone hail to the pumpkin song

La la-la la, halloween! halloween!
[repeat]

A HISTÓRIA DO HALLOWEEN



O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
     A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outras.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Símbolos e tradições

    Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankenstein.
    As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

 A Lanterna de Jack

Esse é o nome daquela abóbora (jerimum, no Norte e Nordeste) esculpida com uma face demoníaca e iluminada por dentro. Conta-se uma história de que Jack era um irlandês todo errado, que gostava de aprontar com todo mundo e chegou a enganar até o próprio Satanás. Quando Jack morreu, não foi permitida sua entrada no céu, nem no inferno. Satanás jogou para ele uma vela para iluminar seu caminho pela terra. Jack acendeu a vela e a colocou dentro de um nabo, fazendo uma lanterna para si. Quando os irlandeses chegaram aos Estados Unidos, encontram uma carência de nabos e uma abundância de abóboras. Para manter a tradição durante o Halloween, passaram a utilizar abóboras no lugar de nabos.

Maçãs boiando

Esse é o nome de um ritual que foi incorporado às celebrações de Halloween depois que os celtas foram dominados pelos romanos. É uma homenagem a Pomona, a deusa dos frutos e das árvores, que era louvada na época da colheita (novembro). Os antigos geralmente a desenhavam sentada em uma cesta com frutos e flores. A maçã era uma fruta sagrada para a deusa. Maçãs ficavam boiando em um barril com água, enquanto as pessoas mergulhavam seu rosto nela tentando segurá-las com os dentes. Depois faziam adivinhações sobre o futuro, com base no formato da mordida.

Halloween no Brasil

      No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorizam e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.




















segunda-feira, 26 de novembro de 2012

The Archies - Sugar, Sugar




A música Sugar, Sugar foi trabalhada com os alunos no Projeto Alimentação Saudável, na disciplina de inglês pela professora Cátia.

Letra da música:

Sugar, ah, honey, honey
You are my candy girl
And you've got me wanting you
Honey, ah, sugar, sugar
You are my candy girl
And you've got me wanting you

I just can't believe the loveliness of loving you
(I just can't believe it's true)
I just can't believe the one to love this feeling to
(I just can't believe it's true)

Ah, sugar, ah, honey, honey
You are my candy girl
And you've got me wanting you
Honey, ah, sugar, sugar
You are my candy girl
And you've got me wanting you

When I kissed you, girl, I knew how sweet a kiss could be
(I know how sweet a kiss can be)
Like the summer sunshine pour your sweetness over me
(Pour your sweetness over me)

Sugar, pour a little sugar on it, honey
Pour a little sugar on it, baby
I'm gonna make your life so sweet, yeah yeah yeah!
Pour a little sugar on it oh, yeah!
Pour a little sugar on it, honey
Pour a little sugar on it, baby
I'm gonna make your life so sweet, yeah yeah yeah!
Pour a little sugar on it, honey!

Sugar, ah, honey, honey
You are my candy girl
And you've got me wanting you
Honey, ah, sugar sugar
You are my candy girl
And you've got me wanting you

Sugar, ah, honey, honey
You are my candy girl
And you've got me wanting you
Honey, ah, sugar sugar
You are my candy girl
And you've got me wanting you

Link: http://www.vagalume.com.br/the-archies/sugar-sugar.html#ixzz2DNjj9QXG


Atividade da música Sugar, sugar desenvolvida com os alunos da 7ª Série B.

Imagens dos alunos realizando a atividade da música - Filling in the gap










Projeto Alimentação Saudável




A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.

A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais: ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio de uma alimentação equilibrada no ambiente escolar e ações de proteção à alimentação saudável.

                                          Pesagem dos alunos

Projeto alimentação saudável - Atividade da disciplina de Inglês




   Leitura do texto "Isso que é ter estômago", revista Veja 18/08/2004.
  O texto é baseado no documentário "Super size me"do diretor Morgan Spurlock, no qual ele é cobaia numa investigação sobre a cultura do fast food.


Pirâmide Alimentar - Visualização e trabalho com o vocabulário.




Enfeites de Natal com materiais reciclados

























 
 
    Os alunos do 8° Ano ( 7ª série) construíram bonecos de neve e árvore de Natal com garrafas Pet e copos descartáveis.
     A atividade foi desenvolvida na disciplina de Ciências, onde o objetivo foi mostrar aos alunos que podemos construir vários artigos com materiais reciclados que descartamos. Além disso é fundamental começarmos reciclar para começarmos ter um mundo mais limpo e melhor.
    Com a reciclagem temos coisas positivas pois com a quantidade de papéis reciclados é uma árvore a menos para ser desmatada o que é muito bom para o aquecimento global, pois quanto mais árvores tivermos, as chances do aquecimento não aumentar serão maiores. Evitamos também a poluição dos rios, solos, ar, e água. Temos a garantia de uma cidade mais limpa e de novos empregos para quem reciclar lixo, garrafas de plástico, latinhas, papelão e outros.Um ar melhor, rios mais limpos, tudo isso faz parte de uma boa reciclagem, mas para isso nós precisamos começar a fazer isso agora antes que as consequencias sejam piores. Podemos sim manter um planeta mais limpo e saudável, basta cada um fazer a sua parte.